Carregando...

Informações sobre Acessibilidade

O portal do Diário Oficial do Recife está preparado para atender as necessidades de pessoas com deficiência e, por isso, disponibiliza informações com um novo modelo de identidade digital que atende às principais recomendações de acessibilidade indicadas para web. Dentre outros itens, estão:

Botões de alto contraste e aumento de fontes

No topo da página encontra-se o botõe de alto contraste que serve para ajustar a visibilidade dos textos e conteúdo do Portal.

Teclas de atalho

O portal possui teclas de atalho para acesso rápido de algumas áreas. Porém a chamada das teclas de atalho variam dependendo do navegador. No Internet Explorer, Chrome, Safari, pode ser acessada por ALT + tecla. Já no Firefox, ALT + SHIFT + tecla.

As teclas de atalho são:

Navegadores (Internet Explorer, Firefox, Mozilla, Opera, e outros)

Todos navegadores atuais já possuem algum tipo de suporte a navegação sem auxílio do mouse. Com a tecla TAB você pode mudar o foco de um item de navegação para outro. Com a tecla ENTER você pode selecionar este item.

Há diversas outras teclas de atalho, que variam dependendo do navegador. Não é nosso foco se aprofundar no assunto, porém deixamos alguns links, com créditos ao site Acessibilidade Legal:

Tecnologias assistivas

Há diversas tecnologias desenvolvidas voltadas para acessibilidade. Desde suporte à acessibilidade pelo próprio sistema operacional (Linux, Windows), há também aplicações como leitores de tela. Novamente, o assunto é amplo e não é de nosso foco nos aprofundar. Porém deixamos alguns links úteis, fonte Acessibilidade Legal:

Leitores de tela: